Chakras e a Auriculoterapia

Esse é um trecho de um dos livros do Terry Oleson. Meu objetivo é demonstrar os Chakras (ou Chacras) no pavilhão auricular e suas justificativas. Traduzi este pequeno trecho do livro. Aproveitem.
Thiago Nishida
As forças naturais que facilitam o fluxo de prana são os Chakras. A palavra Chakra refere-se a uma roda em movimento que roda rapidamente. Compara-se a um rodamoinho de água, moinhos de vento ou a um tornado. Nos tempos modernos a rotação de um motor de propulsão de um avião é uma analogia equivalente. Cada Chakra é um redemoinho de água de energia invisível circular, em espiral. Eles são encontrados em regiões específicas do corpo, como a rotação de um tornado acontece em locais específicos da Terra. Esse redemoinho de água descrito nos Chakras é considerado uma possível explicação para a maneira que a energia circula nos pontos de acupuntura. Também existem Chakras menores em cada articulação do corpo; nas mãos, punhos, cotovelos, ombros, quadril, joelhos, tornozelos e no pé. Textos védicos também descrevem Chakras secundários nas orelhas, porém a maioria do foco da medicina ayurvédica está nos 7 Chakras principais, todos eles estão na linha média do corpo.

  • O primeiro Chakra localiza-se na base da coluna vertebral, na região genital masculina e é a fonte inicial da energia Kundalini, que é essencial para a sobrevivência.
  • O segundo Chakra está localizado no baixo abdômen.
  • O terceiro Chakra no alto abdômen.
  • O quarto Chakra está no peito e no coração.
  • O quinto Chakra na garganta.
  • O sexto Chakra está entre as sobrancelhas.
  • O sétimo Chakra está no topo da cabeça.

Vendo pela vista lateral de uma pessoa os Chakras parecem funis, com a parte mais estreita voltada para a parte posterior e a parte mais aberta para a parte anterior do corpo.
Escrituras antigas mostravam os Chakras como flor de lótus com muitas pétalas, com o caule para a coluna e as flores para a frente. Os Chakras não estão limitados a esses formatos de cones, pois esse campo de energia pode ultrapassar o corpo físico.
Cada um dos 7 Chakras estão localizados próximos de uma glândula endócrina e a função de cada Chakra produz mudanças parecidas com os efeitos dos hormônios liberados pela glândula endócrina localizada na região correspondente.
O primeiro Chakra está na parte escrotal do órgão sexual masculino, os testículos, o segundo Chakra está localizado na pelve, onde está o órgão sexual feminino, o ovário. A testosterona produz a sensação de força física, agressividade e excitação sexual. O estrógeno liberado pelo ovário induz a receptividade feminina enquanto a progesterona facilita a conexão entre mãe e filho, pelo cordão umbilical.
O terceiro Chakra corresponde à região abdominal e a glândula supra-renal. A adrenalina e o cortisol liberado por essa glândula mobiliza a energia para o ser humano lhe dar com o stress.
A primeira glândula endócrina encontrada próximo do Chakra do coração é glândula timo. Fica no centro do tórax e é parte do sistema de defesa (imunidade) do organismo.
O quinto Chakra é localizado na base da garganta, próximo da tiróide e glândulas aratireóides. A Tiroxina liberada pela tiróide aumenta o metabolismo quando liberada, mas trás a sensação de fadiga e letargia quando suas quantidades são diminuídas.
O sexto e o sétimo Chakras estão na cabeça, onde está a glândula pineal e a glândula pituitária. A pineal libera o hormônio melatonina, que regula o estado de sono e vigília. A pituitária libera hormônios específicos para o controle de outras glândulas.
O primeiro Chakra é conhecido como a base da energia física da terra (uma energia mais composta e de difícil absorção) e transmutada para uma refinada essência que permite a assimilação no corpo. O Chakra mais alto transforma a energia dos Chakras inferiores em formas mais finas, semelhante à descrição chinesa da destilação dos três aquecedores do San Jiao (triplo aquecedor). O primeiro e o segundo Chakra tem funções semelhantes do aquecedor inferior (funções urogenitais). O terceiro Chakra tem funções digestivas, assim como o aquecedor médio e o quarto e quinto Chakras tem função de circulação, assim como o aquecedor superior.
Quando se vê os Chakras sendo representado por flor de lótus, vê-se os inferiores com poucas pétalas e os superiores com muitas pétalas, ou seja, o número de pétalas vai aumentando do primeiro Chakra até o sétimo.

Especificamente o primeiro Chakra tem 4 pétalas, o segundo 6 pétalas, o terceiro tem 10 pétalas, o quarto 12 pétalas, o quinto 16 pétalas, o sexto 96 pétalas e o sétimo 960 pétalas. O sexto Chakra é muito desenhado como duas grandes pétalas em direção das laterais da cabeça, como se fosse os hemisférios cerebrais. O sétimo Chakra é referido como a lótus de mil pétalas.

Chakras

A quantidade de pétalas metaforicamente falando sugere que os rodamoinhos de água dos Chakras rodam mais rápido enquanto ascendem a coluna vertebral.

Chakras e a auriculoterapia

 

O médico alemão Anthony Van Gelder em 1999, sugeriu que os chakras também estão representados na orelha. A localização auricular dos chakras coincidem com alguns pontos auriculares conhecidos como pontos mestres*. Os primeiros três chakras correspondem aos pontos do Sistema Nervoso Simpático, Shen Men e Ponto Zero. A representação dos demais chakras não são geralmente aceitas, mas no trablaho de Van Gelder, elas estão localizadas na raiz da hélice da orelha.
Baseado nessas analogias, entre região endócrina e chakras, Terry Oleson, demarcou os sete chakras na orelha, como na figura ao lado.

Nota do Tradutor: “master points” – não vejo coincidência com os 30 pontos mestres da Auriculoterapia Francesa.