Auriculoterapia – Curso de Auriculoterapia – Thiago Nishida – Campinas SP

Curso de Auriculoterapia

A Auriculoterapia (também conhecida como Acupuntura Auricular ou auriculoacupuntura ou auriculo) é a utilizaçãauriculoterapiathiagonishidao do pavilhão auricular como área reflexa para o tratamento de inúmeras patologias do corpo humano. Uma técnica extremamente eficaz, muito indicada para complementar o trabalho do profissional da saúde, pois atua no físico e emocional do paciente.

A Auriculoterapia é uma medicina alternativa, porém o termo mais adequado é medicina complementar. Terapia Complementar.

Na orelha temos todo o nosso corpo como áreas reflexas, ou seja, quando estimulamos um local da orelha que representa um órgão ou tecido, temos uma reação no órgão ou tecido correspondente.

petrobras8

Meu Primeiro Cliente Corporativo - 2005

"O emprego da auriculoterapia no tratamento de doenças não é recente. No Nei-Ching, livro que data de quatro mil anos atrás, considerado como a Bíblia da acupuntura, está descrito o uso do pavilhão auricular na cura da síncope. Outros livros antigos da dinastia Tang e de Ming também mencionam o uso de pontos na orelha para o tratamento de diversas enfermidades.

Bem mais recentemente, em 1957, na França, P. Nogier publicou trabalhos nos quais expõe a relação existente entre o pavilhão auricular e o resto do organismo, descrevendo, inclusive, experiências realizadas com pacientes e os ótimos resultados obtidos.

Observando os povos do Mediterrâneo, que tinham por hábito o uso de pequenas cauterizações na orelha para o tratamento de várias moléstias, Nogier conseguiu descobrir uma série de pontos curativos. Ele criou o um mapa auricular. Estudando-os, chegou então, a estabelecer uma ligação entre a posição destes no pavilhão auricular e aquela ocupada pelo feto pouco antes do nascimento, colaborando de modo significativo para a evolução da auriculoterapia.

Atualmente, extensas pesquisas tem sido desenvolvidas nas escolas de Nanking e Shangai. Estes estudos enfatizam a importância da relação neurofisiológica da orelha, conhecendo-se hodiernamente mais de duzentos pontos empregados no tratamento de várias moléstias e na terapia das intoxicações por drogas, fumo e álcool.

O que é Auriculoterapia?

O que é Auriculoterapia?

A despeito da eficiência da auriculoterapia, o que a faz tão difundida na atualidade são, em parte, as vantagens que apresenta, pois constitui um tratamento rápido, teoricamente simples, de fácil aprendizado, econômico, prático e destituído de efeitos colaterais." (Lee, Eu Won - Auriculo Acupuntura)

Quer ser um Auriculoterapeuta? Clique no botão verde abaixo:

botaopagamento2

VANTAGENS

    • Mais de 14 anos de experiência em docência
    • 80% de aulas práticas
    • Turmas reduzidas (12 alunos)
    • Apostila completa e detalhada
    • Local com estacionamento próprio
    • Sala climatizada
    • Uma maca profissional por dupla
    • Kit de Auriculoterapia incluso (com Mapa Auricular próprio)
    • Dois Coffees Breaks

Hospedagem sugerida (organizada por ordem de proximidade)

  • Vitória Hotel Residence NewPort (600 metros)
    R. Santos Dumont, 291 – Bairro: Cambuí, Campinas-SP
    (19) 3754-8000
  • Vitória Cambuí Residence (600 metros)
    Rua Major Solon, 535 – Bairro: Cambuí Campinas-SP
    19 3255-0133
    http://www.vitoriahoteis.com.br/
  • Tryp Campinas (1200 metros)
    Rua Severo Penteado, 140 – Bairro: Cambui Campinas-SP
    19 3753-8000
    http://www.tryphotels.com/pt/hotel-tryp-campinas-campinas-brasil.html
  • Colonial Plaza Hotel (1400 metros)
    Rua Marechal Deodoro, 803 – Bairro: Centro, Campina-SP
    19 3232-2522
    http://www.colonialplaza.com.br/
  • Hotel Sonotel Glicério (1400 metros)
    Av. Francisco Glicério, 1444 – Bairro: Centro Campinas-SP
    (19) 3234-7688 http://sonotelcampinas.bookwhizz.com
  • Mariano Palace Hotel (1600 metros)
    Rua Saldanha Marinho, 1165 Bairro: Centro, Campinas-SP
    19 3232-8344
  • Hotel Opala Estação (2800 metros) (MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO)
    Avenida Doutor Campos Sales, 161 – Centro, Campinas-SP
    19 3731-4119
    http://www.hotelopalaestacao.com/


DEPOIMENTOS

  • “Adorei o curso, atingiu a todas as minhas expectativas, muito bem ministrado, com excelente conteúdo adequado a muita prática, a turma pequena faz toda diferença, parabéns ao professor Tiago pela competência e dedicação! Super indico!!!!” Regiane Vendrame Fisioterapeuta e acupunturista

 Veja Mais Depoimentos Aqui!

Objetivos do Curso de Auriculoterapia

  • Adquirir habilidades em raciocínio clínico e comunicação na Auriculoterapia;
  • Avaliar pelo pavilhão auricular;
  • Usar a Auriculoterapia para tratar as disfunções reconhecidas na avaliação;
  • Consolidar o conhecimento através de sua aplicação clínica.

Observações

  • O curso de auriculoterapia tem duração de 40 horas/aulas;
  • 80% de aulas práticas;
  • Técnica extremamente eficaz e com resultados imediatos;
  • Indicado para pessoas que tem afinidade com terapia alternativa e acupuntura;
  • Curso apostilado (apostila colorida com 50 páginas) e com certificado;
  • Estudante de qualquer ano e profissionais, não requer pré-requisito.

Bônus

Além de tudo isso, por um pequeno valor adicional você terá acesso ao Curso Online de Auriculoterapia por 12 meses porque eu quero que você tenha mais resultado e promova mais saúde para seus clientes, amigos e parentes!

Você receberá um login e senha e irá ver e rever, quantas vezes quiser, todos os videos da parte prática do curso e mais outras surpresas!

Infelizmente, está comprovado que o aluno não absorve 100% das aulas, mas com o acesso à esse Curso Online de Auriculoterapia eu garanto que terá muita segurança para aprender essa nova técnica! É um curso de auriculoterapia presencial e online ao mesmo tempo.

botaopagamento2

Dúvidas Frequentes Sobre Auriculoterapia

Auriculoterapia é a estimulação da orelha para o diagnóstico e tratamento de condições de saúde em outras partes do corpo. É também conhecida como acupuntura auricular ou auriculopuntura quando a estimulação é conseguida pela inserção de agulhas de acupuntura, enquanto que o termo auriculoterapia muitas vezes se refere à estimulação não invasiva da orelha.

Pontos específicos na orelha também podem ser estimulados pela pressão manual, conhecida como acupressão auricular, massagem auricular ou reflexologia da orelha.

A orelha também podem ser estimulada com laser, ímã, estimuladores elétricos, stiper entre outros.

Auriculoterapia é tipicamente confundida como uma forma de acupuntura, mas existem diferenças e semelhanças entre os dois procedimentos.

Acupuntura é uma forma de tratamento que envolve a estimulação de pontos de acupuntura localizados em meridianos (canais de energia) que se estende sobre a superfície do corpo.

A Auriculoterapia utiliza-se, obviamente, só a orelha.

Assista esse vídeo onde mostro as principais diferenças entre a Acupuntura e a Auriculoterapia

 

Enquanto os primeiros usos de pontos de acupuntura de orelha remonta à China antiga, as aplicações modernas da auriculoterapia são baseadas no trabalho do Dr. Paul Nogier de Lyon, na França.

Na década de 1950, o Dr. Nogier notou uma estranha cicatriz no ouvido superior de alguns de seus pacientes. Ele descobriu que todos eles tinham sido tratados para a dor ciática por uma pessoa que não era da área da saúde.

Esta mulher tinha cauterizado uma área específica da orelha externa, a fim de aliviar a sua dor ciática. Dr. Nogier conduziu um procedimento semelhante em sua própria clínica e descobriu que sua dor também foi reduzida.

Ele então tentou outros meios de estimular este "ponto ciático", incluindo o uso de agulhas de acupuntura, e descobriu que eles também foram eficazes no alívio da dor ciática.

O brilho do Dr. Nogier foi em estender esta observação em um modelo mais abrangente. Dr. Nogier teorizou que se uma área da orelha é eficaz no tratamento da dor ciática, talvez outras partes da orelha poderiam tratar outras partes do corpo.

A teoria de Nogier sustentava que a orelha podia ser comparada a um feto invertido. Este modelo foi apresentado pela primeira vez aos médicos naturopatas na França em 1957, depois se espalhou para acupunturistas na Alemanha e, finalmente, foi traduzido para o chinês.

Os chineses pareciam ter adotado o modelo do feto invertido da acupuntura auricular em 1958.

Auriculoterapia é considerada uma forma de medicina alternativa, que também inclui acupuntura, massoterapia, reiki entre outros...

Todas estas técnicas são também referidas como Medicina Complementar, na medida em que eles não são apenas uma alternativa aos tratamentos médicos convencionais, eles podem servir como um procedimento adicional que complementa a medicina prática convencional.

Auriculoterapia pode reduzir a tensão, estresse e dor não totalmente aliviado por outros procedimentos médicos, mas funciona melhor quando implementado como parte de um complemento multidisciplinar de múltiplas abordagens de tratamento.

Enquanto a Auriculoterapia é muitas vezes usado em conjunto com a acupuntura tradicional, auriculoterapia também pode aliviar a dor, estresse e tensão quando usado por si mesmo.

 

Embora a acupuntura orelha tem sido praticada na Ásia há mais de 4.000 anos e auriculoterapia tem sido utilizado na Europa continental durante os últimos 60 anos, apenas recentemente foi considerada pela maioria dos médicos nos Estados Unidos.

A maioria dos médicos e demais profissionais da área da saúde não tem informações suficientes sobre auriculoterapia para fazer um comentário informado sobre a sua eficácia.

Eles incluíram uma avaliação dos estudos que apoiaram o uso de Auriculoterapia para alívio da dor e tratamento de dependência.

A medida que mais pesquisas se acumulam sobre a eficácia da auriculoterapia, espera-se que mais médicos e outros profissionais da área da saúde reconheçam os benefícios da auriculoterapia.

A palavra microssistema também tem sido referido como um sistema de de micro-reflexo.

A orelha é um microssistema porque nela está refletido o corpo todo, ou seja, um microssistema é uma pequena parte do corpo representando todo o corpo.

Microssistemas têm sido relatados para reflexologia do pé, reflexologia da mão, acupuntura facial, acupuntura do couro cabeludo e iridologia.

Um pensamento comum que ocorre a muitas pessoas é questionar a consequência do uso de brincos.

A posição clássica dos brincos colocados no centro do lóbulo da orelha ocorre no ponto de olho e tem sido relatado para aliviar os distúrbios visuais.

A resposta dos pontos de reflexo da orelha aos brincos depende tanto da cicatrização do tecido da pele onde a orelha foi perfurada e do tipo de metal usado.

Se a pele onde a orelha foi perfurada não foi completamente curado, o metal no anel pode ajudar ou prejudicar qualquer patologia na parte correspondente do corpo.

Auriculoterapia é conduzida por uma variedade de profissionais, incluindo acupunturistas, quiropráticos, médicos, dentistas, médicos, naturopatas médicos, enfermeiros, osteopatas médicos, fisioterapeutas, psicoterapeutas e reflexologia terapeutas.
No Brasil, até o momento, qualquer um pode ser Auriculoterapeuta. 

Como cada parte da orelha representa uma parte do corpo, uma variedade lde problemas de saúde (patologias) é aliviada pela Auriculoterapia.

Quase todas as condições de saúde podem ser melhorada em algum grau, estimulando pontos na orelha.

Os usos mais comuns da auriculoterapia têm sido para o controle da dor crônica, desintoxicação de drogas viciantes, alívio de náuseas, redução do stress e ansiedade.

Embora a inserção de agulhas de acupuntura em qualquer parte do corpo requer treinamento avançado, qualquer pessoa pode aprender Auriculoterapia e fazer uma autoaplicação, porém essa pessoa deve dominar a técnica por completo e eu recomendo que coloque somente sementes e esferas nas autoaplicações.

Devido à simplicidade de aprendizagem do padrão fetal invertido somatotópico na orelha, o domínio básico das habilidades auriculoterapia pode ser alcançado facilmente, desde que devidamente orientado.

Como estuda-se apenas uma pequena parte do corpo, torna essa técnica simples para qualquer pessoa aprender.

Os tratamentos de auriculoterapia são cobertos pelo seguro de saúde?

Sim e não. No Brasil, alguns planos de saúde cobrem o atendimento de um profissional (médico, dentista, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, etc) e se esse profissional tiver o curso de auriculoterapia, ele poderá aplicar a técnica.

Como a Auriculoterapia ainda não é uma profissão reconhecida, não há nenhum convênio que cubra especificamente essa técnica.

A gama de respostas a uma sessão de auriculoterapia é bastante variada, mas é comum que um paciente que sofre de dor severa notará a redução significativa da sua queixa na primeira sessão.

Esta redução na sua experiência de dor pode realmente melhorar para as próximas horas após o tratamento, mas os benefícios muitas vezes começam a diminuir após vários dias após o primeiro atendimento.

Com a sucessão de consultas, o grau de alívio da dor geralmente se torna cada vez mais proeminente e a duração do alívio da dor se estende progressivamente de vários dias a várias semanas.

Porém, como sempre, cada caso é um caso e deve ser levado em conta a individualidade de cada paciente.

Não existe um número definido de atendimentos para qualquer condição de saúde tratada por auriculoterapia, mas é comum que a gravidade da maioria das condições seja moderadamente reduzida em quatro a seis sessões e grandemente aliviada quase que totalmente por oito a doze sessões.

O número de sessões de tratamento por semana depende do horário dos pacientes, bem como a gravidade da sua condição de saúde.

Tipicamente, os pacientes recebem um tratamento por semana. A frequência das sessões diminui progressivamente para uma vez por mês, uma vez que o distúrbio se torna menos pronunciado.

Enquanto a primeira sessão de auriculoterapia requer maior tempo para uma avaliação detalhada e minuciosa, um tratamento típico de auriculoterapia dura entre 5 a 30 minutos. 

Na China antiga e no início do estudo do Dr. Paulo Nogier, os localizadores de pontos elétricos não estavam disponíveis. Atualmente os praticantes da Auriculoterapia optam por usar ou não um localizador elétrico.

Os aparelhos modernos são excelentes, porém o custo deles para o Brasil é um pouco inviável (1.300,00 Euros). Existem alguns aparelhos que fazem efeito semelhante que custam uma fração disso, porém não entregam o mesmo resultado.

No entanto, uma localização precisa pode ser obtida por uma apalpador de pressão e uma visão apurada do profissional.

As sementes e esferas são o instrumento mais popular na Auriculoterapia atualmente. Elas são os estimuladores dos pontos e são eles que mantém o efeito durante e após a aplicação da técnica.

A semente mais comum é a de mostarda e as esferas tem de todos os tipos, banhadas de ouro, banhadas de prata e aço inox.

Clique Aqui e veja todos os materiais usados na Auriculoterapia

Instrumentação

Os efeitos colaterais são mínimos quando se sabe o que está fazendo e está atento aos sinais que o paciente fornece imediatamente após uma aplicação da Auriculoterapia.

O mais comum é a dor na orelha após a aplicação e a reação contrária (quando os sintomas aumentam ao invés de diminuir) pode ser resolvida rapidamente com o procedimento correto.

Eu já li, ao menos 100 artigos científicos sobre a Auriculoterapia em banco de dados acadêmicos como a Scielo por exemplo.

Enfim, existem inúmeras pesquisas comprovando a eficácia da Auriculoterapia, veja uma abaixo:

 

 

QUER SER ATENDIDO POR MEUS ALUNOS?

FERNANDA VALIERO 19 991100264 - CAMPINAS-SP

Um Case de Sucesso:
Paciente L.A.Z, 60 anos, sexo masculino apresenta 4 hérnias de disco na coluna. Sente muita dor há anos. Faz acompanhamento com neurologista que já recomendou cirurgia, porém ainda não fez e toma medicamentos fortes, que acabam por acometer o estômago e hoje em dia já não vê muitos resultados com os remédios. Pontos utilizados: coluna cervical e lombar, pontos analgésicos e shen men. No dia seguinte, me ligou e perguntou o que eu fiz pois a dor melhorou muito. O paciente ainda está em tratamento, mas as melhoras foram bem significativas.