Laudo Ergonômico e Ergonomia em Campinas São Paulo

"Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário para a concepção e correção

de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia" (Wisner,1987)

A Vida Terapia utiliza os métodos mais atuais do mercado na elaboração do Laudo Ergonômico, acompanhando todas as resoluções e mudanças das legislações e normas que regem o setor.

Solicite Orçamento, Clique Aqui

Laudo Ergonômico e Ergonomia

Os serviços oferecidos têm como objetivo regularizar uma empresa dentro do contexto judicial se baseando na NR 17 - ergonomia, que foi elaborada em 23 de novembro de 1990 pela portaria número 3.751, oferecendo conforto aos funcionários na sua jornada de trabalho, eliminando os riscos de LER e DORT (lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) aumentando a produtividade, diminuição do absenteísmo em todos os setores e redução de processos trabalhistas contra a empresa.

Laudo Ergonômico Campinas

Laudo Ergonômico Campinas

A palavra ergonomia deriva-se de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS (Leis, Normas, Regras). É, portanto, uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando este último compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.

O objetivo da Vida Terapia é propor soluções ergonômicas para seus clientes através do Laudo ergonômico

Analisando as condições ergonômicas de acordo com a legislação vigente, diagnosticando e aplicando a ergonomia na Concepção (novos ambientes, layout, novas máquinas, tecnologia, etc.), na Correção (de postos de trabalhos, da organização do trabalho, etc.) e na Conscientização (orientação e treinamento) para todos os níveis da empresa.

Assessoria Técnica Jurídica com recursos modernos para Laudo Ergonômico

Por meio da realização de laudos biofotogramétricos (Filmagens Digitais, Cronoanálise com o Software Media Player, Fotogoniometria com o Software Corel Draw 12, Análise Eletromiográfica, Goniometria Digital, Check-Lists) o Fisioterapeuta do Trabalho estabelece nexo causal para distúrbios cinesiológicos funcionais e constrói pareceres técnicos especializados em Ergonomia com validade jurídica conforme a RESOLUÇÃO CREFITO-3 Nº22.

Avaliação biomecânica pré-admissional e periódica

Inicialmente o funcionário é analisado cinesio-funcionalmente e indicado a uma lista de postos de trabalho previamente analisados para que posteriormente seja realizado o Exame Admisional pelo médico da empresa. Dessa forma, permite-se uma melhor adequação do funcionário à biomecânica exigida na tarefa e ao posto de trabalho. Com isso, previne-se o surgimento de vícios posturais, lesões ocupacionais (LER/DORT) e de acidentes de trabalho. Também acontece a melhora da produtividade do trabalhador.

Análises em acessibilidade (Inserção e adaptação de deficientes e trabalhadores com algum tipo de impedimento)

O Laudo Ergonômico usa os conceitos da ergonomia na inserção e adaptação de portadores de deficiência física dentro da empresa, sendo desenvolvida uma metodologia de análise e estudo do ambiente de trabalho e da tarefa a ser executada pelo trabalhador.

Análise ergonômica do trabalho:

A NR 17 tem por objetivo esclarecer os conceitos da ergonomia deixando claro o que se espera de uma análise ergonômica do trabalho realizado numa empresa. A análise ergonômica do trabalho é um estudo realizado no ambiente de trabalho visando encontrar situações que podem dar origem as LER/DORT, causando prejuízos a todos os envolvidos no processo, que tem como origem: repetitividade, postura inadequada , força excessiva e os fatores ambientais que envolvem dispêndio energético excessivo. É aplicado em postos de trabalhos administrativos e operacionais.

Este estudo é parte integrante da NR17 (Essecial para a elaboração do Laudo Ergonômico) devendo estar articulado com as demais normas de medicina e segurança do trabalho, em particular com o programa de controle médico e saúde ocupacional PCMSO e programa de prevenção de riscos ambientais PPRA.
Com isto, ao final deste estudo, chega-se às causas e possíveis sugestões de melhorias ergonômicas nestes setores e funções, diagnosticando e estabelecendo medidas que visem à melhoria dos postos de trabalho, com o objetivo de proporcionar uma efetiva adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, conforme estabelecido na Norma Regulamentadora NR 17. O resultado desse trabalho é a emissão de um Laudo Ergonômico


Dados e Estatísticas Relacionados com a Ergonomia e a LER/DORT

As Lesões por Esforços Repetitivos são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil(INSS).
Atingem o trabalhador no ápice de sua produtividade e experiência profissional. A maior incidência ocorre na faixa etária de 30 a 40 anos. As mulheres são as mais atingidas.

Ergonomia - Posto de Trabalho Adequado

Exemplo de posto de trabalho baseado na portaria n3.751/90 da CLT

  1. Regulagem da inclinação do motor
  2. Regulagem da altura do teclado
  3. Suporte para documentos
  4. Apoio para os punhos
  5. Encosto reclinável com 5cm de avanço da região das vértebras lombares; dimensões 30 cm de altura, 38 cm de largura
  6. Regulagem de altura do encosto:10 a 18 cm
  7. Regulagem da altura do assento:35 a 50 cm
  8. Cadeira com 5 pés
  9. Encosto do antebraço com altura regulável
  10. Curvatura suave do assento com dimensões:38 a 42 cm(profundidade) e 40 a 45 cm(largura)
  11. Distância mínima assento/mesa=17cm
  12. Apoio para os pés
  13. Altura da mesa:entre 72 e 75 cm
  14. Luminárias e janelas com eixo perpendicular ao plano da tela

Ergonomia

Ergonomia

Fonte:Ministério do Trabalho e Emprego

Autora:Lys Esther Rocha

Solicite Orçamento, Clique Aqui