Curso de Massagem Relaxante Online

 DEFINIÇÃO DE MASSAGEM RELAXANTE (Anti-Stress)

Caso queira uma massagem relaxante que atinja tecidos mais profundos, caso seja mais tolerante a pressão um pouco mais vigorosa, eventualmente até com um certo desconforto, mas terá um alívio de toda sua musculatura tensa, é melhor escolher a massagem de tecidos profundos, que nada mais é que uma forma mais “agressiva” da Massagem Sueca.

Massagem-Relaxante-Online

Massagem-Relaxante-Online

A Massagem Relaxante pode ser vagarosa e suave ou vigorosa e rápida, dependo do estilo do profissional que faz a massagem e do seu objetivo com a massagem.

Eu Quero o Curso de Massagem Relaxante Online

A massagem sueca é baseada no ocidente, portanto abrange conceitos de anatomia, fisiologia, patologia e não usa termos como “energia” e “meridiano” das massagens orientais.

Ela tem duração de 50 a 60 minutos, podendo chegar a 90 minutos caso o paciente necessite de manobras mais vigorosas ou o cliente esteja muito estressado.

VEJA COMO FAZER UMA MASSAGEM RELAXANTE ONLINE!

O QUE ESPERAR DE UMA MASSAGEM RELAXANTE

Em toda massagem relaxante o terapeuta irá adicionar óleo ou creme e realizar movimentos de diversos tipos no corpo inteiro. Alguns profissionais preferem trabalhar só nas costas, mas a massagem relaxante é para ser feita no corpo inteiro!

Esses movimento aquecem a musculatura aliviando tensões e rompendo aderências. A massagem relaxante promove relaxamento e outros benefícios para sua saúde!

Antes de uma sessão de massagem relaxante o seu terapeuta provavelmente irá perguntar sobre lesões e outras condições de saúde. Perguntas como áreas de dor, causas dessa dor, alergia à cremes e óleos, gripe forte, febre, gravidez, diabetes etc.

Também irá perguntar se prefere uma pressão mais forte ou mais suave. O ideal é não receber massagem quando se está doente.

Após essa avaliação é que o terapeuta vai iniciar a massagem com segurança.

Essa massagem conseguiu muita notoriedade pois ela comprovava, cientificamente, sua eficácia. Ela envolve os 5 traços da massagem, deslizamento superficial, deslizamento profundo, fricção, amassamento e percussão.

Nota: Uma vez ministrei curso para uma brasileira que morava na Europa (Itália se não me engano), ela atendia com massagem e, segundo ela, só a massagem sueca era coberta pelo convênio médico, devido à sua comprovada eficácia.

Massagem relaxante

Massagem relaxante

OS PRINCÍPIOS DA MASSAGEM RELAXANTE

(Adaptado do Excelente livro: Massoterapia Clínica que recomendo a todos)

O indivíduo é um organismo global

Tudo está interligado e relacionado. Sistemas complexos nada mais são do que a mera soma de suas parres, ou seja, por analogia, é fundamental ver a floresta, mas também é essencial ver as árvores.

Embora este livro faça um recorte com o objetivo de aprofundar o estudo, não podemos entender o todo sem conhecer as partes, e estas devem ser examinadas de maneira linear – o terapeuta deve lembrar-se de que cada parte também deve ser vista no contexto do todo.

Por exemplo, um paciente com um entorse no tornozelo protege a perna lesionada, causando tensão nos músculos 20 quadril e da coluna lombar.

O resultante desequilíbrio do dorso pode afetar os músculos cervicais, provocando cefaléia. Tratar apenas os músculos cervicais não resolverá o problema.

E é essa visão que todo massoterapeuta deve ter, sempre olhar o todo e complemento ainda mais, nunca separe o emocional do físico, isto é, uma dor física pode ter origem (ou piora) devido ao estado mental do seu paciente.

O tecido muscular encurtado pode não funcionar

O tecido muscular funciona pela contração e, portanto, não pode trabalhar se estiver encurtado.

Nosso interesse como terapeutas é o tecido tenso ou persistentemente encurtado; em outras palavras, o tecido que encurta, muito provavelmente por motivos de defesa, é incapaz de funcionar e resiste ao alongamento.

Um tecido encurtado demais pode ser pode tensão muscular devido à má postura, ao stress ou outro fator emocional, isso é muito comum no músculo trapézio.

Porém todo tecido muscular pode ser levado ao seu extremo e qualquer pessoa pode sentir o seu “encurtamento”, que nada mais é quando ele é posto ao alongamento máximo, nesse caso acontece o reflexo miotático que é uma contração da musculatura junto com a sensação de dor com o objetivo de proteger a musculatura.

Reforço uma das coisas mais importantes no corpo humano: a DOR.

Ela é o nosso melhor instrumento de medição quando alguma coisa não está bem.

O músculo pode ser encurtado ativa ou passivamente.

Exemplos de encurtamento passivo crônico são: do bíceps braquial, que ocorre na colocação do braço em uma tipoia durante o período da consolidação de uma fratura e na posição flexionada dos músculos iliopsoas (flexores do quadril) no bebê que ainda não fica em pé ou anda.

O desalinhamento postural sempre envolve encurtamento funcional passivo comum em muitos músculos posturais. O encurtamento ativo, por outro lado, é a contração muscular, que é intencional.

Neste caso, implica trabalho do músculo, quando representa a resposta do músculo a ameaças como sobrecarga, como levantar um peso ou saco de supermercado.

Os tecidos moles do corpo reagem ao toque.

Existem muitas teorias que explicam esse fato.

Uma das mais persuasivas é que a dor miofascial é causada por um circuito de retroalimentação (feedback) neuromuscular autoperpetuadora, no qual a estimulação por meio do toque interfere, restaurando assim a função normal.

Dependendo da escolha da técnica, a intervenção manual nos tecidos disfuncionais interrompe esse processo de feedback, forçando uma certa mudança na resposta neural e, portanto, no funcionamento do tecido afetado propriamente dito.

A intervenção podem assumir a forma da compressão isquêmica, do alongamento passivo, do encurtamento passivo ou ainda de qualquer combinação simultânea ou sequencial entre esses.

A massagem relaxante baseia-se firmemente nesses três princípios e o massoterapeuta clínico é aquele que trata os tecidos moles persistentemente encurtados e tenta restaurar sua função natural e indolor por meio do toque, sem deixar de considerar o paciente como um todo.

Vale lembrar que toda massagem é terapêutica, ou seja, ela alivia as dores e desconfortos, promovendo uma sequência de reações que vai finalizar com a melhora ou com o alívio dos sinais e sintomas inicialmente apresentados.

Já cansei de ver paciente ou relato de alunos dizendo que seus resultados foram melhores que de muitos médicos.

Pacientes que passaram pode dezenas de médicos e melhoraram com poucas sessões de massagem. Isso acontece por um simples motivo:

A massoterapia estimula o paciente como um todo, como no exemplo acima citado, na qual a origem da cefaleia está no entorse do tornozelo, seguido por uma marcha claudicante (pessoa anda mancando) e isso sobrecarrega alguma estrutura do pescoço que desequilibra a musculatura da cabeça e gera dor.

Isso não contando a hipótese de ter uma piora emocional.

Vamos supor que nosso exemplo o paciente gosta muito de jogar futebol, mas com o joelho torcido ele não pode, como não tem mais essa fonte de alívio do stress, ele acaba deixando os músculos mais tensos e sente dor de cabeça (cefaleia).

Isso tudo você não precisa saber e garanto que é dificílimo saber, porém basta fazer em todos os pacientes uma massagem relaxante completa, da cabeça aos pés, muito bem feita que os resultados serão sensacionais!

Não é todo mundo que você vai ver essa mágica acontecer, mas todos vão sentir-se bem!

Por que não!

Assista ao vídeo nessa página e faça em alguém!

Dica: Assista ao vídeo fazendo a massagem! Caso goste de fazer massagem, clique aqui que tenho um Curso de Massagem Relaxante Online para você!

Dica2: Veja esse artigo sobre: "As 10 Perguntas Mais Embaraçosas sobre Massagem!"

Eu Quero o Curso de Massagem Relaxante Online