“Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário para a concepção e correção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia”
(Wisner,1987)
Laudo Ergonômico e Ergonomia
A Vida Terapia utiliza os métodos mais atuais do mercado na elaboração do Laudo Ergonômico, acompanhando todas as resoluções e mudanças das legislações e normas que regem o setor.
Os serviços oferecidos têm como objetivo regularizar uma empresa dentro do contexto judicial se baseando na NR 17 – ergonomia, que foi elaborada em 23 de novembro de 1990 pela portaria número 3.751, oferecendo conforto aos funcionários na sua jornada de trabalho, eliminando os riscos de LER e DORT (lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) aumentando a produtividade, diminuição do absenteísmo em todos os setores e redução de processos trabalhistas contra a empresa.
A palavra ergonomia deriva-se de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS (Leis, Normas, Regras). É, portanto, uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando este último compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.
O objetivo da Vida Terapia é propor soluções ergonômicas para seus clientes através do Laudo ergonômico
Analisando as condições ergonômicas de acordo com a legislação vigente, diagnosticando e aplicando a ergonomia na concepção (novos ambientes, layout, novas máquinas, tecnologia, etc.), na correção (de postos de trabalhos, da organização do trabalho, etc.) e na conscientização (orientação e treinamento) para todos os níveis da empresa.
Assessoria Técnica Jurídica com recursos modernos para Laudo Ergonômico
Por meio da realização de laudos biofotogramétricos (Filmagens Digitais, Cronoanálise com o Software Media Player, Fotogoniometria com o Software Corel Draw 12, Análise Eletromiográfica, Goniometria Digital, Check-Lists) o Fisioterapeuta do Trabalho estabelece nexo causal para distúrbios cinesiológicos funcionais e constrói pareceres técnicos especializados em Ergonomia com validade jurídica conforme a RESOLUÇÃO CREFITO-3 Nº22.
Avaliação biomecânica pré-admissional e periódica
Inicialmente o funcionário é analisado cinesio-funcionalmente e indicado a uma lista de postos de trabalho previamente analisados para que posteriormente seja realizado o Exame Admisional pelo médico da empresa. Dessa forma, permite-se uma melhor adequação do funcionário à biomecânica exigida na tarefa e ao posto de trabalho. Com isso, previne-se o surgimento de vícios posturais, lesões ocupacionais (LER/DORT) e de acidentes de trabalho. Também acontece a melhora da produtividade do trabalhador.
Análises em acessibilidade (Inserção e adaptação de deficientes e trabalhadores com algum tipo de impedimento):
O Laudo Ergonômico usa os conceitos da ergonomia na inserção e adaptação de portadores de deficiência física dentro da empresa, sendo desenvolvida uma metodologia de análise e estudo do ambiente de trabalho e da tarefa a ser executada pelo trabalhador.
Análise ergonômica do trabalho:
A NR 17 tem por objetivo esclarecer os conceitos da ergonomia deixando claro o que se espera de uma análise ergonômica do trabalho realizado numa empresa. A análise ergonômica do trabalho é um estudo realizado no ambiente de trabalho visando encontrar situações que podem dar origem as LER/DORT, causando prejuízos a todos os envolvidos no processo, que tem como origem: repetitividade, postura inadequada , força excessiva e os fatores ambientais que envolvem dispêndio energético excessivo. É aplicado em postos de trabalhos administrativos e operacionais.
Este estudo é parte integrante da NR17 (Essecial para a elaboração do Laudo Ergonômico) devendo estar articulado com as demais normas de medicina e segurança do trabalho, em particular com o programa de controle médico e saúde ocupacional PCMSO e programa de prevenção de riscos ambientais PPRA.
Com isto, ao final deste estudo, chega-se às causas e possíveis sugestões de melhorias ergonômicas nestes setores e funções, diagnosticando e estabelecendo medidas que visem à melhoria dos postos de trabalho, com o objetivo de proporcionar uma efetiva adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, conforme estabelecido na Norma Regulamentadora NR 17. O resultado desse trabalho é a emissão de um Laudo Ergonômico
Dados e Estatísticas Relacionados com a Ergonomia e a LER/DORT
As Lesões por Esforços Repetitivos são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil(INSS).
Atingem o trabalhador no ápice de sua produtividade e experiência profissional. A maior incidência ocorre na faixa etária de 30 a 40 anos. As mulheres são as mais atingidas.
Ergonomia – Posto de Trabalho Adequado
Exemplo de posto de trabalho baseado na portaria n3.751/90 da CLT
- Regulagem da inclinação do motor
- Regulagem da altura do teclado
- Suporte para documentos
- Apoio para os punhos
- Encosto reclinável com 5cm de avanço da região das vértebras lombares; dimensões 30 cm de altura, 38 cm de largura
- Regulagem de altura do encosto:10 a 18 cm
- Regulagem da altura do assento:35 a 50 cm
- Cadeira com 5 pés
- Encosto do antebraço com altura regulável
- Curvatura suave do assento com dimensões:38 a 42 cm(profundidade) e 40 a 45 cm(largura)
- Distância mínima assento/mesa=17cm
- Apoio para os pés
- Altura da mesa:entre 72 e 75 cm
- Luminárias e janelas com eixo perpendicular ao plano da tela
Fonte:Ministério do Trabalho e Emprego
Autora:Lys Esther Rocha