Introdução à Auriculoterapia

Nos dias de hoje, com a ciência evoluindo exponencialmente, modernas máquinas capazes de detectar o interior da minúscula célula, capazes de ver o corpo humano com uma precisão milimétrica. A humanidade tem a disposição as técnicas de tratamento mais sofisticadas. Infelizmente paga-se um preço, e o preço é que hoje em dia, cada consulta torna-se mais cara e demorada.

Nesse contexto tem-se a Auriculoterapia, uma técnica reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) desde 1990 que é extremamente simples, barata e muito eficaz. Muitas vezes essa simplicidade é desacreditada e profissionais procuram utilizar métodos mais complicados que parecem ser mais convincentes a utilizar a Auriculoterapia. Ela também não é tóxica e praticamente livre de efeitos colaterais quando aplicada por um profissional experiente. Esse Mapa Auricular é um exemplo da simplicidade aliada à eficiência da Auriculoterapia

Características do Mapa Auricular Chinês

AURICULOTERAPIA – MAPA AURICULAR

O mapa auricular desenvolvido pelo fisioterapeuta Thiago Nishida tem o objetivo de facilitar o trabalho dos profissionais que atuam com Auriculoterapia.

No mapa não existem desenhos de partes anatômicas (como pé, coluna etc), vê-se regiões delimitadas por formas geométricas e dentro delas o nome da região. Essa região é onde localiza-se a área reflexa daquele órgão, tecido, músculo…

Desenvolvimento do mapa:

Primeiro desenho da orelha limpa, ainda sem pontos.

O desenvolvimento do mapa auricular iniciou após alguns anos de prática, no início foi baseado em todos os mapas disponíveis no mercado e na internet (todos que encontrou). Colocados lado a lado, fez-se um novo mapa com os pontos em comum de cada mapa. Houve muita divergência, estas eram colocadas com pontos de outra cor.

Após esse primeiro mapa, o próximo passo seria a prática. Atendendo a pacientes na clínica, nos cursos ou atendendo dentro das empresas, os pontos eram testados um a um e mesmo compreendendo que não é uma pesquisa científica, foi descoberto quais pontos eram mais eficazes e quais menos eficazes e onde estes se localizavam.

Um fato de extrema importância foi confirmado pelas teorias da Auriculoterapia Francesa, quando o ponto auricular dói (exceto cravos, espinhas, etc), existe 99% de chance de ele ser patológico e quando estimulado (por agulha, semente, esfera, magneto, etc) dá resultado.

Detalhes específicos do Mapa Auricular:

Região do ombro: No mapa auricular têm a região do ombro que é muito extensa. Isso ocorre por que essa região abrange todo o complexo do ombro: escápula, úmero, clavícula e costelas (na mesma altura da escápula), músculos, ligamentos, nervos e bursas da região. Isso tornou muito mais prático, pois em diversos mapas vê-se: ponto do ombro, ponto articulação do ombro, etc. Na opinião do autor isso dificulta a auriculoterapia, pois ficam muitos pontos em uma região pequena que levam alguns praticantes a confusão e insegurança.

Membro superior, membro inferior e coluna: no mapa, Thiago Nishida achou mais simples colocar somente os nomes de algumas regiões e fazer um contorno ligando eles. Assim tem-se o membro inferior inteiro, somente com pontos principais; quadril, joelho, tornozelo, calcâneo e artelhos. Obviamente entre o quadril e o joelho fica a coxa (fêmur, quadríceps, bíceps femural, veias, artérias, nervos, etc) mas não está escrito, pois qualquer profissional da área da saúde consegue distinguir esses detalhes.

Pontihados: Vê-se três linhas curvas pontilhadas, uma na hélice da orelha, outra na região do trago e a última na região do anti-trago.

Na linha pontilhada da hélice, quis colocar onde a hélice faz a volta e torna a voltar para a frente

Na linha pontilhada do trago: essa linha é facilmente sentida quando se palpa o trago. ela é levemente curvada. O trago é uma região de cartilagem plana, parecida com um prato, e no final dela está a ATM (articulação temporo mandibular).

Linha pontilhada do anti-trago: essa linha delimita o anti-trago do lóbulo. O trago acredito que é a região mais diferente de uma pessoa para outra.

Por que não tem parte posterior da orelha: Segundo os especialistas, inclusive o Dr. Wu Tou Kwang, diretor do CEATA, os pontos que estão na parte anterior da orelha também estão na mesma região da parte posterior. Aprendendo a parte anterior, já está aprendendo a parte posterior. Pela experiência de Thiago Nishida, muitas vezes é possível usar as duas áreas (anterior e posterior) simultaneamente (nesse caso indica o uso de sementes ou esferas) para potencializar o estímulo do ponto.

Características Técnicas

Tratamentos indicados no mapa:

Acne Constipação Gripe Pneumonia
Alcoolismo Crise Hipertensiva Hemorróida Prurido Vulvar
Amenorréia Depressão Hepatite Retenção Urinária
Ansiedade/Tensão/Neurose Dermatite Hipertensão Arterial Rinite
Artrose de Joelho Disenteria Hipoacusia Sequela AVC
Asma e Bronquite Dismenorreia Hipotensão Arterial Síndrome do Impacto
Bursite Trocanteriana Dor de Dente Impotência Síndrome do Piriforme
Cãimbras Dor de garganta (laringite/faringite) Insônia Síndrome do Túnel do Carpo
Catarata Dor de Ouvido Lombalgia Sinusite
Cefaleia Frontal Entorse de Tornozelo Lombociatalgia Stress
Cefaleia Occipital Epicondilite Lateral Náusea Tabagismo
Cefaleia Temporal Esporão de Calcâneo e Fascíte Plantar Neuralgia Intercostal Tensão Pré Menstrual
Celulite Fibromialgia Obesidade Trauma (contusão, mas sem fratura)
Cervicalgia Frigidez Osteoartrose de Quadril Vertigem
Cervicobraquialgia Furúnculo Palpitação/Arritmia Zumbido
Conjuntivite Gastrite Paralisia Facial

Quero Comprar o Mapa

Locais de venda:

Campinas-SP

CAP: Avenida da Saudade, 326 – Ponte Preta – (19) 3203-5055

Goiânia-GO

MTC Shop: Av. República do Líbano, 1132 – 1 andar – St. Aeroporto – (11) 3989-5820

Tao Dao Mundo da Acupuntura: Av. T-2 c/ T-42 nº 274 Qd. 12 Lt. 03 Sl. 01 Setor Bueno– (62) 3941-2888

Rio de Janeiro-RJ

MTC Shop: Rua Barata Ribeiro, 370 – lj. 232 – Copacabana – Rio de Janeiro – (21) 2256-3321

São Paulo-SP

Mr. Ma:  Rua Dona Julia, 168 – Vila Mariana – (11) 5573-9844

MTC Shop: Rua Vergueiro, 2618 – Cj. 12 – Vila Mariana – (11) 3989-5820

Lautz: Rua Borges Lagoa,564 1° andar cj. 11 (11) 5084.8344

Acuponto:  R: Apucarana, 600 tatuape – (11) 2225-0601

Akwavita: Rua Horácio Vergueiro Rudge, 364D – Casa Verde

Casa da Auriculoterapia: Converse via Whatsapp (Clique Aqui)

Salvador-BA

Corpo e Mente: Alameda Benevento, 379 térreo – (71) 3358-1070

Não está nessas cidades? Envie mail para: atendimento@vidaterapia.com